Anticoncepcionais que engordam:
- Selene
- Diane 35
- Cerazette
- Belara
- Nordete
- Injeção anticoncepcional
- Adesivo anticoncepcional
Anticoncepcionais que não engordam:
- Level
- Mínima
- Yasmin
- Adoless
- Yaz
É sabido que o anticoncepcional favorece a retenção de líquidos e que isto pode favorecer o aumento de peso. A injeção contraceptiva de uso trimestral contém apenas progesterona e este hormônio pode propiciar aumento de peso, inchaço, sensibilidade mamária aumentada e, no início, sangramentos irregulares. Com o uso prolongado, a mulher pode ficar em amenorreia, ou seja, sem menstruar por mais de 3 meses seguidos, sem nenhum prejuízo à saúde.
Existem dois tipos de pílulas anticoncepcionais: as que contêm 2 hormônios ( estrogênio + progesterona), sendo estas as mais fortes; e as que contêm somente 1 hormônio (progesterona). Ambas são eficazes contra a gravidez, mas quanto mais hormônios a mulher ingerir, maior será a probabilidade de sofrer com os efeitos colaterais.
Segundo alguns autores, o uso da pílula pode fazer a mulher aumentar até 1kg por ano. Se ela engordou mais do que isto, provavelmente deve-se a uma soma de fatores, como a genética, a má alimentação e o sedentarismo, e não somente ao uso do anticoncepcional.
Para combater os efeitos colaterais da pílula, o que se pode fazer é praticar exercícios físicos com regularidade. Basta meia hora de caminhada diariamente para conseguir aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir a retenção de líquidos causada pelos anticoncepcionais injetáveis ou que possuem doses maiores de hormônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário