ADS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Período fértil e anticoncepcional

Quem toma anticoncepcional com regularidade não tem período fértil e, por isso, não consegue engravidar, pois a pílula anticoncepcional é feita à base de hormônios que inibem a ovulação. Só existe o risco de a mulher ter uma ovulação tomando o anticoncepcional se ela:
  • Não tomar o anticoncepcional oral diariamente
  • Se esquecer de tomar o anticoncepcional no mesmo horário de sempre
  • Estiver tomando certos medicamentos, como antibióticos
  • Vomita logo após a toma da pílula
  • Se passou por algum episódio de diarreia durante o mês
Dependendo do dia em que ela não tomou a pílula, ela poderá entrar no período fértil e, se tiver relações naquele dia, poderá engravidar. Para não correr este risco, recomenda-se que ela continue tomando a pílula normalmente, mas que use preservativo em todas as relações até acabar aquela cartela.
Quando a mulher deixa de tomar a pílula anticoncepcional, ela volta a ovular com regularidade. Não existe prova científica de que a mulher que toma pílula anticoncepcional durante muitos anos não consiga engravidar quando parar de tomá-la. Uma das teorias em relação a este assunto é de que a mulher já era infértil, desde antes o início do uso da pílula. No caso de infertilidade após longo tempo de uso do anticoncepcional, deve-se procurar um ginecologista para exame clínico e realização de exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário