ADS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Endometriose tem cura

Em muitos casos a endometriose tem cura. Esta cura pode ser conseguida através do uso de medicamentos supressores da menstruação e da remoção cirúrgica do tecido endometrial fora do útero.
Mulheres jovens que desejam ter filhos podem tratar a endometriose com:
  • Anticoncepcionais orais,
  • Medicamentos hormonais como o Zoladex,
  • DIU Mirena,
  • Cirurgia de endometriose.
A cirurgia de endometriose é feita por videolaparoscopia que consegue remover o tecido sem a necessidade da retirada dos órgãos envolvidos e/ou da cauterização dos pequenos focos de endometriose.
Quando estas desejam engravidar podem deixar de tomar os medicamentos prescritos e então iniciar as tentativas, apesar destas terem um risco maior de aborto, suas chances de engravidar tornam-se semelhantes a de uma mulher saudável.
As mulheres consideradas inférteis por outros fatores não necessitam do uso de medicamentos pois estes se mostram eficazes. A abordagem mais assertiva neste caso seria a cirurgia para a remoção do tecido endometrial e dos órgãos envolvidos, mas isto vai depender da opinião da paciente e do seu médico.
Em alguns casos após a remissão da doença, com o passar dos anos a endometriose pode voltar e atingir outros órgãos, sendo necessário reiniciar o tratamento.
Com a chegada da menopausa, a progressão da endometriose diminui pois há uma diminuição dos hormônios femininos e a consequente escassez da menstruação, este fator associado a uma correta abordagem da doença pode representar a cura da endometriose para muitas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário